Descobrindo como seu cliente quer o café dele – 5 maneiras de conhecer seu público

Você realmente se sente bem quando alguém sabe como você toma seu café. É como se aquela pessoa te conhecesse e você se sentisse em um ambiente seguro. É como você descobre que um relacionamento engatou, como um parceiro de negócios presta atenção em você ou qual é o lugar que vale à pena voltar para tomar um café e, claro, comer um quitute.

Sabe o segredo? Como você toma o seu café é uma informação muito pessoal.

De certa forma, conhecer seu cliente é descobrir como ele gosta de tomar o seu café. Se você quer ter clientes satisfeitos e fieis, é muito importante que eles se sintam bem atendidos.


5 maneiras de conhecer o seu cliente

  • Tenha um plano de negócios focado no cliente. Você pode ter um produto/serviço/estabelecimento incrível, mas você precisa ter sempre em mente que este tem de responder a uma demanda do cliente. Sobre esse assunto, veja esse ótimo vídeo da Ana Bavon da Feminaria.
  • Ofereça um programa de fidelidade aos seus clientes. Com uma pequena base de dados e oferecendo pequenas recompensa aos clientes fiéis, você descobre muito sobre o perfil e os hábitos do seu público. Você pode ter a impressão que seu estabelecimento atrai mulheres de 25 a 45 anos, mas saber os horário, hábitos e expectativas que as mulheres de 25 a 35 e que as de 35 a 45 frequentam seu estabelecimento ajudam a direcionar o atendimento, por exemplo.
  • Promova uma pesquisa entre seus clientes oferecendo um prêmio. As boas e velhas pesquisas de satisfação podem gerar insights muito interessantes. Porém, não basta pedir que as pessoas preencham uma pesquisa (on ou off-line) de livre e espontânea vontade, é necessário estimular esses respondentes. Para isso, ofereça algo grátis ou um desconto substancial em algo que as pessoas desejam. Sim, ofereça um café grátis, e descubra como a pessoa gosta do café dela.
  • Faça uma pesquisa de mercado. Ir ao mercado, por meio de métodos estatísticos e descobrir o que o seu cliente em potencial quer, pode parecer abstrato. Mas é essa abstração que é importante! Tão importante quanto conhecer aquela mulher que você atende todo dia, é entender que ela faz parte de um grupo de pessoas e que, como ela, esse grupo tem desejos. Hoje existem soluções e métodos de pesquisas que podem ser aplicados para todos os tipos de negócios e algumas empresas como a Toluna, estão com propostas que conversam com esse mercado.
  • Interaja nas Redes Sociais. Tão importante quanto o relacionamento direto é o relacionamento nas redes sociais. Em alguns nichos de mercado se criam comunidades de fãs e consumidores fiéis, estabelecendo uma cultura ao redor do produto e da marca.

Então? Como você quer o seu café?

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